A sua farmácia em história
 


Foi numa época de penúria social que um casal de jovens farmacêuticos escolheu Alferrarede (Abrantes) para estabelecer a sua vida familiar e profissional.

A residência era no 1º.andar e a Farmácia no rés-do-chão. Não havia escalas de serviço, sendo o atendimento feito durante as vinte e quatro horas do dia.

A partir da Farmácia Casaca, fundada em 1927, nasceu em 1952 a Farmácia Silva Tavares, como se um filho fôra, e em 1953 o Grupo Silva Tavares de Análises Cínicas, como se fôra o segundo filho..

Como era constituída? Possuía instalações apenas no rés-do-chão, situando-se a residência dos proprietários da farmácia no primeiro andar . Distinguiam-se três áreas: Armazém de retaguarda em local mais seco, oficina para preparar manipulados e embalar encomendas, e área de atendimento com medicamentos expostos em armários de vidro e madeira.

Rolhas de cortiça, elásticos de borracha, rótulos de papel, frascos de vidro, pequenas caixas ou boiões , tudo em gavetas à espera de remédios preparados no momento: pílulas, hóstias, pomadas. Uma época de miséria onde as mortalidades infantil e materna eram muito altas.

As vitaminas e a sulfamida trouxeram esperança aos mais débeis e aos doentes atingidos por infecção. O grande avanço surgiria na década de 60 com a Penicilina ,a Estreptomicina, o Cloranfenicol, a Tetraciclina e outros antibióticos. Mas o melhor do mundo era a sombra humilde que se ajoelhava perante o doente, o Farmacêutico.

Não havia escalas de serviço, sendo uma disponibilidade de 24 horas, para os casos de socorros, a higiene moral e a educação sanitária constituíram, como hoje ainda, uma dívida reconhecida pela comunidade. Foi o caso da criação do posto do SOUTO.

Após esta fase de oficina, surgiu na década de 70 a Farmácia comunitária, integrada no perímetro urbano de Abrantes .

A cobertura por cuidados de saúde generalizados, a universalização do direito à saúde e novas instalações solicitaram a diferenciação de áreas como a puericultura, ortopedia, homeopatia, dietética, fito terapia e veterinária.

A melhoria do nível de vida e novas expectativas sociais facilitaram, a partir da década de 80, o crescimento dos produtos de venda livre. A relação principal continuava a ser com o Ministério da Saúde através de Acordos e Convénios estabelecidos através da Associação Nacional de Farmácias.




Em 1981, a progressiva autonomia da Secção de Perfumaria trouxe novos clientes à Farmácia Silva Tavares. Uma atenção nova contemplará grupos de risco importantes: toxicodependentes (troca de seringas), diabéticos (cedência gratuita ou comparticipada de equipamento para a vigilância da glicémia ou de terapêutica), e hipertensos, por exemplo.

A informatização permitia melhor gestão do stock, rapidez no abastecimento, e acesso ao banco de dados do Cedime (Centro de Informação de Medicamentos), melhorando a informação sobre reacções adversas e interações medicamentosas.

30 anos após as obras de 1973, a Farmácia Silva Tavares volta a ocupar o seu lugar entre as melhores do país; beneficia da dinâmica criada com o desenvolvimento da Perfumaria Silva Tavares e os contributos da Stafialli, aliando aos seus princípios de ética e de atendimento personalizado a evolução do design e de conceitos inovadores de mercado.

Visitá-la é colher o fruto da sua adaptação e ser, quem sabe? Testemunha de uma relação com o cliente mais aberta e produtiva.

Em 2005, tornou-se um verdadeiro exemplo da inovação, tendo um sistema de dispensa de atendimento ao público (robot), o maior da Europa e o único que desenvolveu o principio da utilização máxima do efeito da gravidade.